quarta-feira, maio 03, 2006

O Universo Infantil

"Papai Padudo que horas são?
Cinco e sessenta."

Quem foi criança na mesma época que eu deve se lembrar disso tão bem quanto eu. Quis usar essa citação pra começar este texto exatamente para começarmos uma análise sobre a linguagem das crianças. Acho muito interessante a forma como nós quando crianças tínhamos e estávamos sempre criando novos símbolos para nos comunicar com o mundo, e como os adultos também de sua parte criavam e trabalhavam estes símbolos de forma a estabelecer uma comunicação acessível as crianças utilizando estas ferramentas até para a própria educação das crianças. Esses processos continuam acontecendo com as crianças de hoje, e continuarão acontecendo sempre, porque em princípio todas as crianças precisam de símbolos, imagens, e verbetes facilmente assimiláveis para ir estabelecendo contato com a realidade a medida que amadurecem. É por isso que eu, e acredito que vocês também, se sentiam bem a vontade vendo programas infantis na TV, lendo livros infanto-juvenis, ou fazendo quaisquer outras atividades indicadas a crianças. Essa forma de comunicação era a coisa mais importante no mundo para nós crianças, e isso é perfeitamente natural. Dá mesma forma que bem pequenos aprendemos a chorar quando tínhamos com fome, ou a fazer birra quando contrariados. Com o tempo fomos aprendendendo outras formas de nos comunicar e nos transformando a medida que amadurecíamos, cada criança no seu próprio tempo, que dependia além de si mesma, do ambiente em que estava inserida e da educação que lhe era fornecida. Eu como já cresci, e ainda não tenho filhos estou bastante afastado desse tipo de linguagem, mas ainda me lembro de como era.

Podem me chamar de antiquado ou retrógrado, mas ainda acho que a criação das crianças do modo tradicional de antigamente, a criação pela qual eu passei ainda é, e será sempre a forma mais coerente de educar uma criança. Apanhei quando fiz por onde e tive meus castigos merecidos. Sou eternamente grato aos meus pais pela formação que me proporcionaram e acho que eles obtiveram sucesso em me educar. sou portanto contra essas teorias modernas de educação de crianças que pra mim tem gerado uma infinidade de crianças inconsequentes e sem limites.

Você pode estar se perguntando: "Porque este rapaz esta falando assim?" Já lhe explico: se eu fosse o pai desse Garothinho dava uma surra de vara nele para ver se ele aprendia a dar piti a toa. Uma criança tem que aprender que não pode ficar fazendo birra em público só porque o Joãozinho falou pra todo mundo que ele fez coisa feia. E principalmente se ele tiver mesmo feito essa coisa feia como os documentos em poder dos Joãozinhos atestam que ele fez mesmo. Sei que eles são de família muito religiosa e não sei se essa religião deles não permite que um pai aplique um bom corretivo em seu filho mas pra mim está bem claro que tá faltando e "côro" pra dar um jeito desse garoto deixar de ser uma criança mimada.

E por falar em criança mimada Evinho meu filho, você tem que aprender que as outras crianças têm os brinquedos delas, e parar de querer tomá-los, se elas são mais ricas e têm brinquedos melhores, não adianta você ficar brigando com eles, tentando tomar os brinquedos deles e os quebrando. Assim você acaba ficando sem amigos e brincando sozinho, menino. Eles vão pegar os brinquedos deles e vão pra longe de você que não vai poder nem ver as maravilhas que eles têm. Êta minino levado. (eu não gostava daquela lei que tratava os indios como incapazes, como se eles fossem crianças, mas o Evo me mostrou que os índios por mais que alcancem posição de importância podem ser realmente tão infantis quanto um Garothinho mau criado que se recusa a comer o seu papa. Mas quem sabe falando assim com ele, ele possa melhorar um pouco sua postura em relação ao mundo.)

Não vou dizer mais nada. estou muito velho pra ficar falando de traquinagem de crianças.

Se você tiver um assunto mais sério pra conversarmos: blogdoed@gmail.com

Muito Obrigado.

ED


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