sábado, novembro 21, 2009

Do incômodo

(originalmente publicado em agridoce da luciana)

“Animal arisco
Domesticado esquece o risco”



Acomodada

Com meus empreguinhos de estimação

Meu dinheirinho de estimação

Naquela conta, no fim do mês, quarta estação

Morando com a mamãe sem pagar nada

Ou quase nada

Acomodada

Indo pra aula com as amiguinhas

Lanchando, conversando, ouvindo música com as amiguinhas

Batendo papo no msn

Aquele papo

Tuitando flashs da minha vida

Aquela vida

Nao era isso que eu sonhava aos cinco anos

Eu queria ser bombeira, astronauta, cabeleireira

Todas essas coisas de aventura

Nao era isso que eu sonhava aos dez anos

Eu queria ser jornalista, professora

Todas essas coisas que agora eu sou,

Mas nem é tão legal assim.

Acomodada

Sem fotografar, sem me achar a melhor mesmo

Sem escrever aqueles textos legais

Aqueles textos que te faziam chorar

Aqueles textos que ainda te fazem vir aqui me procurar

Aqueles textos ansiosos, sonhadores, inquietos

Incomodados.

Luciana

COMENTÁRIO MEU:

ED Said,

É que a vida não é sempre o último capitulo da novela, ou os primeiros 13 minutos de um filme de ação… a maior parte do tempo temos é que continuar em busca daqueles momentos que fazem a diferença… e eles eventualmente acontecem… e eu que nem te conheço de fato… já chorei copiosamente com alguns textos que você escreveu (e ainda escreve) … acomodar-se … as vezes é necessário … e as vezes é essa percepção que causará a grande mudança… e mais um daqueles momentos singulares… vamo em frente….



quarta-feira, novembro 11, 2009

O APAGÃO E A IMPRENSA BRASILEIRA




(Como se fosse novidade)
Não quero me utilizar deste espaço para fazer campanha política, muito menos defender governos e/ou opositores, mas o que ocorre no dia de hoje no país, é simplesmente asqueroso.
O blackout na noite de ontem que atingiu 18 estados brasileiros e de cheio a cidade e o estado de São Paulo está servindo de palanque político da oposição. Digo isso porque uma causa amplamente técnica virou uma causa política, e de repente passamos a ter inúmeros engenheiros eletricistas especializados no Sistema Elétrico Brasileiro.
Agora vem a imprensa, que diz que isso “pode” (mas com uma boa ponta de pseudo-certeza) ser fruto da incompetência do governo de gerir o tal Sistema Elétrico Brasileiro. A mesma que nesta tarde diz, sinicamente, que o Ministro de Minas e Energia se limita a dizer que o problema foi causado por descargas atmosféricas (eles leigamente chamam de raios).
Ora, no local da ocorrência da falha foram detectadas mais de 10 mil descargas. Se 0,1% dessas descargas atingirem uma linha de transmissão, em qualquer parte do mundo, duvido que a mesma fique ativa! DÚVIDO! Mas os novos especialistas de Brasília dizem que temos de ter mais meios de proteger nosso Sistema Elétrico, que temos de investir mais (se eles deixassem sobrar dinheiro), e que isso foi sim um apagão (essa foi do Senador Artur Virgílio – PSDB). E a imprensa só alimentando. É só ler os blogs do UOL, Estadão e G1. A Rede Globo falou o dia inteiro sobre esse assunto. E sempre de forma tendenciosa. É simplesmente triste.
Cheguei a ler que o Sistema Elétrico é frágil e se fosse nos EUA ou Canadá isso não teria acontecido. Sobre isso teço três comentários:
1) Esqueceram de mencionar que a aproximadamente 5 anos atrás Nova York e Nova Jersey passaram por um blackout de aproximadamente 48 horas. 2 dias!!!!
2) Isso que chamam de fragilidade é também um ponto forte, pois o Brasil possui o maior Sistema Elétrico interligado do Mundo, o que permite isolar cargas(áreas) atingidas. Ou seja, é uma questão de arquitetura do Sistema, não fragilidade. Então por que aconteceu? Aconteceu porque foi de 5 linhas de transmissão que levam a Saõ Paulo, 3 foram atingidas, então fica difícil manter. Além do mais, o crítico foi em SP, pois nos demais locais a volta foi rápida.
3) Por conta da monitoração e cobrança da ANNEL sobre as empresas do Setor Elétrico, essas vêm promovendo uma modernização na monitoração e proteção de seus sistemas, o que aumenta em muito a sua confiabilidade.
Portanto, a imprensa tem de se informar melhor antes de proferir um monte de asneira. Isso foi uma questão técnica, não falta de investimento. E mesmo assim, depois da maciça privatização do setor elétrico nos anos 90, o governo não tem muito mais a investir em sua proteção, uma vez que boa parte do sistema fica na mão dessas empresas. O governo tem de investir sim é em construção de novas geradoras e pensar na forma de usar energia limpa para garantir o abastecimento futuro e o crescimento do país.
Espero que o governo faça sua parte, garantindo energia para o futuro e que os urubus sedentos pela carniça façam exame em suas consciência e repensem sobre as balelas que andam escrevendo.
Este fato me fez lembrar outro apagão em 1995 ou 96. O amigo Ed deve se lembrar que quando fazíamos aula prática de alguma coisa, o coordenador entra na sala perguntando quem tinha feito bobagem porque havia derrubado o disjuntor geral do Campus, quando na verdade foi uma falha na usina de Furnas. Muito hilário aquele fato e a cara do professor quando soube.