terça-feira, maio 24, 2011

Ensino de língua portuguesa e cursinho popular: uma experiência em processo

Já é lugar comum, no âmbito da Lingüística, problematizar os limites impostos pela tradição do ensino de língua portuguesa, no que diz respeito à escolha de metodologia que priorize a prescrição de regras, a partir de corpus restrito, e que defina que “saber Português” é “saber gramática”. Essa prática tradicional, ainda que “desestabilizada” por uma cultura lingüística, continua em pleno vapor nas escolas do país e é fonte de inúmeros preconceitos. Este trabalho, para além do relato da experiência que vem sendo desenvolvida de ensino de língua portuguesa em cursinhos populares por alunos graduandos em Letras na Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob a orientação de professores do Departamento de Letras, pretende também colocar em debate o ensino dessa disciplina às beiras de um processo seletivo de vestibular e a sua conexão com o estudo de literatura. Tendo como moldura a abordagem cognitivo-discursiva, a tentativa é fazer com que os alunos ampliem a sua capacidade de ação e reflexão na sociedade, a partir da reflexão sobre a língua. Não podemos negar a relação estreita que há entre o domínio da língua materna, nas suas modalidades oral e escrita, e a possibilidade, de fato, de participação social dos alunos. A linguagem, como forma de interação, é o próprio lugar da construção das relações sociais, onde os falantes se tornam sujeitos. Assim, não estamos apenas interessados em fornecer as ferramentas necessárias para o possível ingresso em uma universidade, há o comprometimento político no sentido de garantir à comunidade atendida o acesso ao conhecimento lingüístico (ativo) para o exercício da cidadania. A pergunta que norteia esse processo de ensino-aprendizagem, que se pretende crítico e reflexivo, é: para que ensinamos o que ensinamos?






Luciana Beatriz Bastos Ávila

Professora Assistente I no Departamento de Letras
Graduada em Letras pela UFJF
Mestre em Letras pela UFJF, com área de concentração em Lingüística,
Coordenadora do Curso de Extensão de Português como Língua Estrangeira.
Doutoranda em Letras pela UFMG

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