sábado, novembro 10, 2007

Fim de uma Civilização

Desde a faculdade, com as lições de Vico, aprendi que o processo de civilização é ciclico, com ascenção e subsequente decadência. Ocorre sempre, não apenas por motivos de ordem economica, mas também social e moral.

O mundo moderno reformulou conceitose interpretações, de tal moo que a hegemonia internacional passou a ser disputad pelo comunismo e capitalismo - Rússia e USA.

Um admirável mundo novo, preconizado por Shakespeare na citação do livro antológico de Huxley, haverá de surgir dos escombros do marxismo e capitalismo.

Neste início de século, a desestruturação de um e de outro, simbolizada nas figuras de Stalin e Bush, coincide com a desintegração familiar e consequente amoralização dos costumes.

Numa visão global dessa realidade, a observação pode ser estendida a todos os povos.

Veja-se o exemplo do Brasil: pouco a pouco, estamos aprendendo a conviver com desonestidade e as falcatruas, os marginais e os crimes, a droga e o vício, males e desajustamentos que se formam e fortalecem na desestruturação da família.

Entramos no plano inclinado do fim da civilização. O que se tem visto no país extrapola a incompetência dos governantes, os equivocos da legislação, a improbidade dos politicos a procrastinação do judiciário, a perigosa indiferença da opinião pública.

Ainda na semana passada, a imprensa noticiou a prisão , no Rio, de uma quadrilha formada por jovens de classe alta que eram traficantes. Note bem o leitor: traficantes e não usuários.

Tanto ou mais sugestivoé o recente e afrontoso episódio ocorrido em Brasília , onde um rapaz, associando-se à irmã uterina, com quem mantinha incestuoso relacionamento, assassina o próprio irmão menor.

Dirão os otimistas que isso é a própria condição humana, sempre existiu na história dos povos.

Mas essa desagregação social sempre foi também o prenúncio da decadência de uma etapa da civilização, dirá este impertinente saudosista.



José Bento Teixeira de Salles



Um comentário:

Moisés disse...

Não sou otimista, mas acho que as coisas tão assim não.