domingo, maio 04, 2008

Blog

Você que agora me lê já parou para pensar no que leva uma pessoa a escrever um Blog?

Existe blog para todo gosto: discutir tecnologia politica esporte, para fazer propaganda de algum produto ou idéia, para exaltar filhos, cônjuges, parentes, amigos ou grupos de amigos, ou instuições que fazem parte da vida do autor, como escola empresa ou igreja. Se exalta e se discute e até se disponibilizam midias de artistas e obras que são motivos de outros blogs. Tem gente que faz um blog como se fosse um diário. Tem gente que o faz para auto-promoção. Tem pornográfico, non-sense, enfim...

Muitos blogs sem nenhum objetivo econômico, e outros criados com o claro objetivo de faturamento, apesar de que eu acho que tanto os blogs que tentam vender produtos quanto os blogs jornalísticos, me parecem dar menos retorno que outras formas que essas pessoas poderiam utilizar para ganhar dinheiro. Quem utiliza de publicidade para tentar faturar, vá lá , é logico que é válido, e enfim, pode ser uma forma até interessante de ganhar um extra.

Eu vi outro dia, o Diogo Mainardi, no Manhattan Conection tipo de mídia como fonte de informação, por causa da falta de um certo controle, da proteção do anonimato do escritor, ou da falta de se impor uma responsabilidade a quem publicita informações ao mundo inteiro através da internet, as vezes, sem cuidados, que são desejáveis.

Mas esse não é o foco deste artigo, então, retomemos...

Financeiramente, não creio que seja um negócio assim tão lucrativo, para explicar a existência destes blogs, apenas pelo retorno financeiro que eles dão. E dos muitos blogs que não lucram, será que há algum fator que explica a disseminação desta mídia.

Dirão alguns, que o fator prepoderante seria a intimidade do blogueiro com com as novas ferramentas tecnológicas de mídia. Nesta explicação eu não acredito. Tenho conhecimento de muitas pessoas muito mais linkadas a tecnologias modernas de comunicação, que têm muita coisa a dizer, e não tem blogs. Além de outros tantos muito menos afeitos do que eu, à informática e à rede mundial de computadores, que muitas vezes nem tem tanto a dizer e que mantêm seus blogs.

Minha teoria é a seguinte (e pode-se chamar de teoria do bigode):

A causa pode ser uma sinapse mutante que acontece num ponto do cérebro, sem explicação conhecida, que leva o portador a tomar uma decisão ilógica, como deixar crescer o bigode, ou criar um blog.


Acho que essa explicação me satisfaz.


2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ed,
Não faço a mais pálida idéia sobre o que leva uma pessoa a deixar um bigode crescer. Mas mesmo assim, gostaria de discordar da sua teoria em relação aos blogs.
As pessoas que não tem um objetivo financeiro definido, em geral criam blogs para compartilhar não idéias mas sim reputação.

Lekso disse...

Teoria do Bigode me parece ser um bom nome para blog...