quarta-feira, dezembro 10, 2008

The Bends

Em 1995 é lançado o The Bends. O Segundo Disco do Radiohead, dois anos depois do primeiro. Eu não fiquei, sabendo deste lançamento, assim como a grande maioria do Brasil... internet era coisa para poucos, e compartilhamento de música nem pensar, o máximo que a gente fazia era pegar uma caixa de fitas cassete BASF ou TDK, levar para a casa de amigos e fazer cópias dos CDs e LPs bacanas que eles tinham... Mas Radiohead, só no exterior... por aqui nem notinha no jornal ou revista especializada.

A gente talvez nem nunca tivesse ouvido falar desse álbum, não fosse a fantástica peça publicitária do Carlinhos, vocês se lembram?


Carlinhos vai à escola todos os dias. O amigo dele, não. Carlinhos faz natação.
O amigo dele, não. Carlinhos tem aulas de piano. O amigo dele, não. Ei este é o Carlinhos. Este é o amigo dele ele é um menino de rua. Milhares de crianças no Brasil precisam de sua ajuda. Os portadores da síndrome de Down só precisam do seu respeito. DOWN – A pior síndrome é a do preconceito...
Lembrou?

Não... então se lembre.

Aí você já sabe o Radiohead voltou com força para as rádios e aconteceu de pela primeira vez chegarem as lojas no Brasil...

Eu lembro que eu nem sabia que essa música da propaganda era do Radiohead, eu tinha visto de relance a propaganda uma vez e tinha me interessado fiquei na frente da Tv até ver de novo e fiquei todo arrepiado, o enredo muito bom a fotografia linda e aquela música que arrebentava... o andamento mudando e te preparando para cada informação nova... putaquepariu...

Um dia andando pela Avenida Paraná vejo na porta de uma loja Sem Nome, vejo um cartaz, "aqui tem o CD da música da propaganda do Carlinhos"... Botei a mão no bolso... 20 reais, deve dar.. entrei e segui o cartaz... que surpresa a banda era o Radiohead, depois de uns cinco anos procurando eu teria enfim o disco com aquela música que eu tinha ouvido num shopping uns cinco anos antes, procurei a listagem das músicas, mas ela não estava lá... (demorei mais uns anos para conseguir achar o Pablo Honey). Levei o disco mesmo assim e fui para casa ouvi-lo... fiquei ouvindo até o fim de semana acabar... estava de novo apaixonado pelo Radiohead, e agora eu conhecia um pouco mais e tinha até uma disco.

Fake plastic Trees é sensacional e principalmente para nós no Brasil que temos a ligação direta com o video da APAE, mas o disco tem mais, tem The Bends, tem Planet Telex, High and Dry, (nice dream), Just, My Iron Lung, Bones... Enfim

Meu Primeiro disco do Radiohead parecia ser um disco de um Banda já madura e evoluída, eu não tinha o conhecimento ainda do Pablo Honey, mas já enxergava grande evolução... eu estava errado é bem verdade... não sobre a evolução e o amadurecimento, ocorrido, mas sobre o diagnóstico de madura sobre a Banda... eles estavam apenas dando um primeiro passo rumo ao que se tornariam depois.. The Bends é um disco fantástico, maravilhoso e histórico... Qualidade irrepreensível e pela primeira vez um produto com personalidade da Banda Radiohead entranhada em si. Um Álbum que obrigatoriamente figura entre os mais importantes, marcantes e influentes na história do Rock e da música Pop mundial, se ele fica ofuscado dentro da própria discografia do Radiohead, é não por ser menor o menos importante, mas por ser difícil mensurar e comparar o Radiohead com o próprio Radiohead em suas produções sequentes...

Com o The Bends o Radiohead disse ao mundo, teve os Beatles, e eles foram e são importantes e geniais, teve os Rolling Stones eles foram e são importantes e geniais, teve também o Led Zeppelin, o Pink Floyd e por último o Nirvanna, todos eles fizeram coisas que não eram feitas antes e todo mudo copiou o que pode e o que não pode... Doravante esta é que será a Matriz a ser seguida.


(agradecimento eterno os publicitários da propaganda da Apae, por terem propiciado a chegada do Radiohead as prateleiras das lojas no Brasil e permitido que eu enfim começasse a minha coleção que se mantêm completa, até hoje)



Nenhum comentário: