domingo, dezembro 14, 2008

OK COMPUTER

Em 1997 então o Radiohead, alcança a maturidade, não que a Banda tenha envelhecido, mas sim se desenvolvido, com OK, Computer, o radiohead deixava para trás a puberdade e se tornando um jovem adulto...

Neste disco, o Radiohead, promove a reconciliação do Rock com os efeitos eletrônicos, com tal maestria, que integrantes de tribos diversas, e que ora se separavam cruelmente por barreiras de preconceito gigantescas, tiveram que parar, ouvir, refletir... e se render...

As harmonias, os andamentos, e os ritmos propostos neste disco, se não eram inteiramente novas (e eu acho que eram), eram pelo menos diferente de tudo o que estava se produzindo então. O disco foi um grito pela renovação da forma de se fazer e explorar a música na cena pop.

Os temas tratados nas letras da música, e a forma como foram tratados nela, mostram uma banda que definitivamente, vinha falar o que pensava, o que acreditava e o que queria, não deixando nenhum espaço para que alguém pensasse que eles estivessem falando o que o público, ou o mercado ou a indústria quisessem que eles falassem. O disco é forte, mas é suave. É impactante, mas agradável. É barulhento, mas harmônico. É carregado de influências, mas é novo. É diferente, mas Bonito. É profundo, mais dinâmico. É acima de tudo, autentico, verdadeiro.

Ok, computer mudou o mundo da música, mudou a indústria de forma tão avassaladora que só IPOD e o MP3, tiveram efeitos que podem ser comparados a esse rebuliço, que se dá no mercado fonográfico, pós Ok, computer.

O disco nasceu já histórico, apesar da vanguarda (ou talvez por causa dela).

Não há erros. Não há exageros. Não há omissões. É OK, Completo.

(com sua licença, e seu perdão amigo Rednei, me empolguei enquanto escrevia e não aguentei, usei essa expressão que é sua... mas ficou bacana, não ficou?)



2 comentários:

Marcus Xavier disse...

Pô, quer dizer q você tem bróguis!!
hehehe

E aí, cara, tudo bão? Comé q ce tá?

Abraço,
Marcus

ps- Radiohead é horrível...

Mendelson disse...

O encarte do álbum também é sensacional!...