domingo, agosto 22, 2010

O Fim do Mundo através dos tempos.

por Isaias Malta do  Blogpaedia



Fim do Mundo - 2012A humanidade sempre viveu e sempre viverá às voltas com fins do mundo antevistos em profecias apocalípticas. Qual é a razão de estarmos permanentemente sacudidos pela sensação de finamento? Talvez, o avanço inexorável ao fim, imposto pela perecibilidade, evoque nas mentes e corações imagens do “mundo” que se desboroa. Será este mundo o de cada um individualmente, ou o medo inconsciente coletivo perante a extinção da espécie humana? As respostas você obterá somente nas conclusões ao final do texto.

65 milhões de anos atrás – o Armagedom dos dinossauros.
Fim do Mundo - Armagedom dos dinossaurosO verdadeiro fim do mundo até hoje aconteceu quando um asteroide de 15 km de diâmetro se chocou contra a terra na península de Yucatán, México a uma velocidade de 70 mil km/h. O resultado da explosão equivalente à explosão de bilhões de bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre Nagasaki e Hiroshima em 1945. Tal cataclismo mudou tanto a face do planeta, que seus efeitos catastróficos perduraram pelos próximos 1,5 milhões de anos. Mesmo assim, o mundo insistiu em não acabar.
» Especialistas garantem que meteorito gigante ditou fim dos dinossauros.
» Revista Ciência Hoje número 269.

3.150 A.C. - Dilúvio.
Fim do Mundo - DiluvioAo contrário do que apregoam os céticos, o Dilúvio pode não ter sido um fenômeno localizado, mas
havido em escala global. A causa provável do Dilúvio bíblico foi a consequência do choque de um gigantesco meteoro contra a superfície da terra.
» Diluvio, Pirâmides e Stonehenge. 

1910 – cometa Haley.
Fin du Monde - Cometa HaleyJá que o mundo insistiu em não acabar na vidada do milênio entre os séculos XIX e XX, mais uma oportunidade foi dada ao acabamento, precipitada pela passagem do cometa Haley nas proximidades da órbita do planeta terra. Até souvenirs do “Fin du Monde” foram vendidos em homenagem à catástrofe. Passado o susto, a humanidade respirou aliviada e caminhou a passos firmes para a sua maior tragédia até global então: a 1ª Grande Guerra Mundial.
» 1910 End of World Souvenir.

1938 – a Guerra dos Mundos.
Fim do Mundo - Guerra dos MundosUma trivial radiofonização da novela de H. G. Hells “The War of the Worlds” feita pelo genial Orson Wells lançou Nova Iorque no caos naquele 30 de outubro, porque a população estadunidense acreditou realmente que os marcianos estavam invadindo a terra.
» The War of the Worlds.




1999 – o fim do mundo na hecatombe nuclear.

via “Que mundo Maravilhoso!” 
O mundo perdeu várias chances de acabar em mais uma virada de milênio. Foram por água abaixo coisas como: profecias de Nostradamus, a segunda vinda de Cristo, o início do reinado do Anticristo, o início da guerra nuclear, etc. Nem o famoso Bug do Milênio, que iria travar os computadores do mundo inteiro, se realizou na maneira apocalíptica como a mídia vendera o peixe.
» 45 failed predictions for 1999.
» Bug do milênio. 

2001 – 11 de Setembro.
Fim do mundo - 11 setembroSe o fim do mundo não aconteceu na virada do milênio, ele não tardaria a ameaçar a humanidade pela via do cinematográfico atentado terrorista, hoje conhecido simplesmente como o “11 de Setembro”. Apesar da pouca monta, ele representou um duro golpe no coração do mundo civilizado devido à simbologia envolvida: as duas torres supremas construídas no coração do comércio internacional foram postas abaixo simultaneamente. Terá sido o Armagedom do capitalismo? Só a história poderá elucidar a real importância deste marco.

2012 – o fim do calendário Maia.
Fim do Mundo - 2012O calendário Maia, um povo famoso por ter formulado o calendário mais exato de todos os tempos, termina no dia 21 de dezembro de 2012. O corolário disto é que muitos interpretam este término como o Fim do Mundo. Ironicamente, os Maias não previram o seu próprio fim sob o jugo dos Astecas por volta do século XV, portanto, antes de Hernán Cortez ter destruído os Astecas na guerra pela conquista da América no século XVI, mais precisamente em 1519.
» The World will end in 2012

Depois de 2012 – a fuga para o espaço.
star lostSe o mundo não acabar em 2012 – e todo o histórico anterior indica que não – o próximo terror humano provém do esgotamento do planeta terra, devido ao abominável uso que fazemos dos nossos recursos naturais.

Quem lembra do seriado televisivo estadunidense Star Lost de 1976, que retrata a saga de uma gigantesca nave terrena levando espaço à fora os últimos remanescentes da civilização humana? A ficção mais uma vez inspira a realidade, pois o famoso astrofísico inglês Stephen Hawking assevera que a fuga da terra será dentro em breve a última cartada na luta para a sobrevivência da civilização humana. Será que conseguiremos desenvolver até lá tecnologia suficiente para exportarmos a nossa sujeira a outros planetas? O rotundo fracasso da Biosfera impede, por enquanto, que sonhemos tão alto.
» O fracasso da Biosfera artificial impede a realização da ficção de Star Lost.
» Stephen Hawking: a única chance do ser humano será fugir da Terra. 

Conclusões.
As profecias e os livros sagrados que alimentam as previsões apocalípticas retratam normalmente a trajetória do indivíduo, ou seja, um deles, o Apocalipse de São João colige visões primordialmente da vida do homem ao longo da sua trajetória iniciática, sem prejuízo das extrapolações para a civilização humana. Neste contexto, qual é o sentido do Fim do Mundo Global para uma pessoa que morrerá amanhã?

O que depreendemos das crendices apocalípticas é que elas menosprezam a saga do sujeito em função do todo, como se a “pequena morte” de alguém não fosse o evento apocalíptico mais importante na vida daquela pessoa. Para mim sinceramente, pouco me importa o destino da espécie humana, diante da imediatez do meu próprio Fim do Mundo, líquido e certo.

Enquanto o mundo não acaba, divirta-se com o «Fim do Mundo em belas imagens».

pos apocaliptico campo
pos apocaliptico campo noturno
pos apocaliptico carros
pos apocaliptico catedral
pos apocaliptico estacao de trem
pos apocaliptico helicoptero
pos apocaliptico loja
pos apocaliptico lojas
pos apocaliptico metro
pos apocaliptico praca vermelha
pos apocaliptico praca vermelha chuva
pos apocaliptico praca vermelha noite
pos apocaliptico praca vermelha neve
pos apocaliptico shopping
pos apocaliptico times square
pos apocaliptico kremlin



Um comentário:

Jmelo disse...

fim do mundo não sei, mas fim da espécie mais besta, intolerante, burra (figura de linguagem, que o bicho e inteligente!), suja, a unica que estuda, investe e se especializa em matar a sua própria espécie alem do que adora fazer isto ( e+) em nome de algum deus. Do jeito que vai, não dura muito tempo neste planeta, a espécie humana e um perigo para a sobrevivencia das diferentes formas de vida e que nada tem a ver com nossas imbecilidades.