sábado, abril 22, 2006

O Melhor do Mundo

O Telê morreu ontem. Me força a voltar a falar e futebol aqui neste espaço. Ele era definitivamente um cara diferenciado. dois títulos mundiais, dois do campeonato brasileiro, dirigiu a seleção brasileira em duas copas do mundo, foi o campeão de longevidade em clubes do Brasil, isso por si dá uma idéia da qualidade do trabalho e da pessoa do Telê.

Mas ele era mais. O último romântico do futebol, um cara que formou jogadores, homens, dirigentes e clubes. Fazia cartolas trabalharem como homens sérios, montava grandes times, recheando-os de jogadores comuns, fazia jogadores com potencial se transformarem em verdadeiros craques de bola.

Fazia o futebol ser bonito, sério e leal. Há pessoas que só gostam de futebol hoje, porque o Telê mostrou que o futebol podia não ser só daquele jeito que era até então.

Só é pena que ele não pode ensinar os zagueiros do Brasil a jogar bola antes de ser atrapalhado por eles em sua grande obra. Porque se os zagueiros jogassem lealmente, como ele apregoava antes de 82 e o Reinaldo pudesse ter chegado inteiro àquela copa, ninguém saberia hoje quem é Paolo Rossi. E aquele time, o que apresentou futebol mais incomparável da história do futebol teria sido campeão e se tornado referência para todo o futebol que se desenvolvesse de lá pra cá.

É verdade que eu por minhas próprias preferências clubísticas sempre torci mais contra do que a favor do Telê, mas justiça seja feita, se o Pelé é o maior jogador de todos os tempos e nunca será alcançado, e essa é uma verdade da qual não discordo, e essa verdade só não é uma unanimidade pra não ser burra (obrigado Nelson Rodrigues), o Telê será para sempre o melhor de todos o treinadores, e se essa verdade não será também uma unanimidade pelo mesmo motivo, penso que deve se aproximar mais dela do que o próprio Pelé.

Era gênio, e como gênio fez o futebol ficar melhor do que era antes dele.

Isso não é tudo que eu queria, deveria ou poderia dizer sobre o mestre, mas não vou dizer mais nada.

Vá em paz e muito obrigado.

ED.


Nenhum comentário: