terça-feira, agosto 31, 2010

7 Pecados matadores da Bloguetiqueta.

por Isaias Malta do blogpaedia



Não falarei da qualidade do conteúdo, plágio, omissão de fontes, diagramação péssima, etc, por isto, vou me ater aos defeitos bloguísticos mais irritantes e queimadores de filme, que são um atentado contra os infelizes leitores detentores de conexões de Internet banda podre.


1) Poluição visual e excesso de plugins e widgets.

Os dois sistemas de Blogs mais populares tem dezenas de plugins e gadgets do tipo "posts mais recentes", "posts mais populares", "comentários recentes", "top comentaristas", "lista de blogs" e por aí vai. O Wordpress lança chusmas de novos plugins, blogueiros lançam hacks com funcionalidades para o Blogger, as Redes Sociais lançam novos widgets de compartilhamento e a coisa não para nunca.

Visito Blogs onde é difícil vislumbrar as três dimensões básicas: título, conteúdo e busca. Se o seu visual é uma mistureba danada, então é hora de tomar providências para estancar a sua compulsão em instalar a última novidade do momento e ir deixando as outras ex-novidades entupindo o pouco espaço mental que as pessoas dispõem para enxergar o essencial.
» Plugins WordpPress a serem evitados.
» Plugins que podem tirar o seu Blog do ar.

2) Volúpia por propagandas.

A regra básica da monetização é combater a cobiça, pois um Blog excessivamente propagandeado provoca rejeição nos leitores. Por isto, um ou dois banners vá lá, mas encher cada cantinho ocioso com reclames comerciais é pedir demais da paciência dos leitores.







3) Janelas Pop-up e Pop-under.

Se o seu Blog suplica subscritores para os seus Feeds e cadastramentos para os seus Newletters por janelas Pop-us, tire o cavalo da chuva porque tal procedimento é altamente irritante e prejudicial para a sua visitação. Alguns anunciantes oferecem anúncios em Pop-under, ou seja, quando o visitante clica em qualquer coisa no seu Blog, abre-se uma outra janela atrás da principal. Na presença de janelas Pop-under, os leitores se sentem agredidos e tendem a fugir espavoridos. 

4) Excesso de contadores e monitores de visitas.

Há Blogs que tem o widget do Blogblogs, contador de visitas do Sitemeter, mostrador de visitas online do whos.amung.us e do Opromo, estatísticas do Histats, número de tweets do Retweet, etc. A lista de baboseiras que inventam para derrubar a velocidade do seu Blog é inumerável e a avidez dos blogueiros em instalá-las é infinita.

5) Lentidão.

Todas os pecados anteriores redundam em lentidão. Sr. Blogueiro, pense muito bem antes de instalar cada botãozinho colorido cheio de luzinhas, pense no seu pobre leitor detentor de uma conexão podre de Internet de 150k (sem pensar nos pobres diabos do Dialup), e saiba que cada brinquedinho destes requer um pouco mais de largura de banda para que o seu Blog consiga ser pintado na tela da sua vítima, ou melhor, leitor. Assim, com todos eles somados, ou a pessoa tem em sua casa uma conexão da NASA, ou o Blog maledeto trancará e ele sairá correndo.

Então, se você reclama da baixa afluência de leitores, experimente dar uma enxugada na sua volúpia por widgets, contadores, banners, animações e todas as patifarias que estão no seu Blog torrando a velocidade e a paciência das pessoas. Está comprovado cientificamente que dificilmente um visitante resiste até 10 segundos com cara de bobo na frente de um Blog moloide para abrir.

6) Dificultações aos comentários.

Há uma séria discussão entre permitir ou não os comentários anônimos. Ora, se eu proibisse os anônimos no Blogpaedia, certamente perderia 90% do meu fluxo de comentários. O ônus de quem permite os anônimos é a necessidade da moderação, não tem outro jeito, já que o próprio blogueiro pode ser responsabilizado judicialmente por infâmias e calúnias publicadas anonimamente.
A justificativa de facilitar os comentários, eliminando CAPTCHA (palavras de verificação) e permitindo o anonimato é o fato de a grande maioria dos leitores ser tão absolutamente leiga na lida internética, que fazer um simples comentário é para eles uma tarefa titânica.

Recuso-me a falar dos Blogs que exigem cadastramento prévio dos otários, antes que possam fazer comentários nas suas páginas, talvez de ouro. É muita arrogância do blogueiro achar que os leitores tem todo o tempo do mundo para entrar com username e senha toda a santa vez que quiserem intervir sobre o conteúdo.

7) Música que dispara automaticamente na página inicial do Blog.

Não há nada mais irritante do que entrar num Blog e, de repente, se deparar com uma barulheira vinda do nada. Às vezes, você pode estar inadvertidamente com o volume das suas caixas de som no máximo e recebe toda a carga sonora rimbombando nos tímpanos. Como tais Blogs são uma presença nefasta nos ambientes corporativos, ninguém pode reclamar porque os administradores de rede terminam proibindo o acesso a todos, indiscriminadamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos dar uma caprichadinha no Português? É fácil, vamos lá!
"Espaço para opiniões diversas dos PROPRIETÁRIOS e dos leitores sobre quaisquer coisas que LHES interessem, ou não."