quarta-feira, agosto 19, 2009

A Politica, A Imprensa, O Povo e O Futuro (ou o início da morte de um partido)

Hoje foi um dia bastante prolífico em notícias, na politica brasileira. Conforme estava previsto, foram arquivadas definitivamente, todas as representações contra o presidente do senado, o Excelentissimo Sr José Sarney. Isso acontece a despeito, dos muitos indícios que pipocaram, e apesar da opinião pública, estar bem convencida até mesmo da culpa de Sarney em algumas das denúncias. Aconteceram, algumas manifestações no congresso, e muitas, muitas mesmo, através da internet, seja por e-mails, blogs ou microblogs.

Eu outro dia dei uma entrevista a um jornal aqui de bh (o Hoje em dia http://www.hojeemdia.com.br/v2/index.php?sessao=13&ver=1¬icia=7512 ) à repórter Denise Mota, e depois republicada na internet no blog caraspintadasrs ( http://caraspintadasrs.blogspot.com/2009/07/caras-pintadas-deixam-as-ruas-e-hoje.html ), onde eu falei um pouco sobre a efetividade que eu acredito terem essas manifestações. Falei também a veja (essa declaração não publicada) aos repórteres Maria Maia e Leonardo Coutinho. Antes de continuar a falar sobre hoje, reproduzirei aqui a matéria do Jornal e a minhe declaração a revista.

"Caras-pintadas deixam as ruas e hoje protestam na Internet
Denise Motta, para o jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte.
Repórter


O ano era 1992. O clima político era de instabilidade. As manifestações eram reais. Estudantes foram às ruas protestar contra o presidente da República, Fernando Collor de Mello, hoje senador pelo PTB de Alagoas. Passeatas coloridas, estudantes com rostos pintados de verde e amarelo se espalharam pelo país, em favor do impeachment de Collor por suspeita de crimes como enriquecimento ilícito, evasão de divisas e tráfico de influência.


O ano é 2009. O clima político, no Senado, é de instabilidade. As manifestações agora são virtuais, pela Internet. Uma campanha contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AC), intitulada “#forasarney”, ganha dimensões mundiais graças ao Twitter, rede de relacionamentos virtual, uma espécie de microblog que, entre suas ferramentas, lista os dez assuntos mais comentados no mundo. No último dia 29 de junho, o “#forasarney” ocupou a vice-liderança de tópicos mais comentados e chamou atenção de blogs em todo o planeta. As manifestações sumiram das ruas e ganharam as telas dos computadores.


O Twitter é uma rede de relacionamentos onde uma pessoa escolhe quem seguir. Cada usuário tem seus seguidores, e os que ele mesmo segue. O que o usuário escreve, no máximo 140 caracteres, aparece na página dos seguidores. Há variações de privacidade, com mensagens privadas. A frase do campo de texto pergunta o que você está fazendo agora? O usuário segue este roteiro ou não. Famosos, como apresentadores de TV, atores e jornalistas disputam seguidores. Quanto mais tiver (seguidores), a audiência é maior.


Levantamento divulgado pelo jornal “USA Today” indica que, em todo mundo, mais de 10 milhões de pessoas aderiram ao Twitter, um verdadeiro fenômeno na Internet que, conforme avaliação do apresentador Marcelo Tas, “revolucionou o mundo”. Tas é um dos campeões de seguidores no Twitter no Brasil. Até a última quarta-feira, possuía 144.209 seguidores.


“Essa história do Sarney está interessante. Acredito que, no momento em que o Lula se posicionou a favor, cresceu o lado contra. Não é só contra o Sarney, mas contra o sistema. Faz as pessoas pensarem: preste atenção, o presidente assina embaixo tudo o que esse cara faz. No quesito informativo, é genial. Tomara que seja uma ação com resultados”, afirmou a paulistana Cecília Lotufo, 34 anos, conhecida como a musa dos caras-pintadas.


Capa dos principais jornais do país, com a face pintada com um “fora” em vermelho, em 1992, hoje, Cecília descobriu na Internet uma forma de se mobilizar socialmente. Ela se dedica a lutar pela recuperação de praças e criou um blog para divulgação das ações. Uma das lideranças do Movimento Boa Praça, que reúne moradores do Alto da Lapa, Pinheiros e Sumarezinho, em São Paulo, a musa dos caras-pintadas se rendeu aos protestos virtuais.


Outro cara-pintada que hoje se rendeu aos encantos da rede mundial de computadores é o mineiro Edmundo Fontela Emediato Grieco. “Me lembro que, na época dos caras-pintadas, meus professores iam ao aeroporto esperar os deputados para cobrar alguma coisa. Hoje, nós mandamos um e-mail”, compara. O bancário, hoje tem 30 anos, foi cara-pintada aos 13.
Grieco considera enfraquecida algumas ações na Internet por causa da pulverização, mas é confiante de que a pressão virtual tem efeito real na imagem dos candidatos. “Quando votaram a favor da CPMF, circulou um e-mail com os nomes dos parlamentares. Acho que isso facilita a avaliação do eleitor”.


Sobre o movimento contra Sarney, o ex-cara-pintada é confiante de que a pressão pode sim contribuir para que o político deixe o cargo de presidente do Senado. Como Cecília, Grieco possui um blog onde escreve suas impressões sobre os mais variados assuntos, não apenas política.
Há jovens que não acompanharam os caras-pintadas, mas, hoje, se inspiram neles para agitar a rede de computadores. Um exemplo vem de um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Chamado “Os Caras-Pintadas do Rio Grande do Sul”, o movimento gerou um site criado em 28 de março de 2008 e recebeu, até agora, 40 mil acessos.
A intenção dos “caras-pintadas” gaúchos, conforme o estudante Marcus Rocha, é pressionar para que haja investigação na gestão da governadora Yeda Crusius (PSDB).“Estamos pressionando, faltam duas assinaturas para a instalação de uma CPI. Desde que passamos a pressionar, ela (a governadora) enfraqueceu. Hoje, é a mais mal avaliada no país”.


Outra iniciativa de mobilização na Internet com resultados diz respeito à reforma política. O Movimento ProReforma , fruto da união de entidades paulistas, nasceu antes mesmo do escândalo do mensalão, diz um dos organizadores, Daniel Monteiro Lima. A divulgação dos assuntos referentes à reforma política é reunido em um lugar, o portal (www.proreformapolitica.com.br). “O movimento da reforma política surgiu em 2003 ou 2004. Já naquela época, antes do mensalão, já avaliávamos que se não fosse feita alteração no sistema político atual teríamos problema de crise institucional. E foi o que ocorreu”.
Obama tem 1,69 milhão de seguidores


As mobilizações pela Internet acontecem nos mais variados espaços virtuais. Mas o diferencial vem sendo mesmo o Twitter, ferramenta que deu imensa visibilidade ao então candidato Barack Obama (presidente dos EUA, hoje) durante sua campanha. Obama, inclusive, é uma das personalidades de maior visibilidade na ferramenta. Até a última quarta-feira, possuía 1,69 milhão de seguidores.


Para se ter ideia da dimensão do Twitter, basta analisar os números. No dia em que Sarney ocupou a vice-liderança de tópicos comentados, foram escritas 13.436 menções de “#forasarney” no Twitter. O total de menções, nos últimos 30 dias, foi de 39.619, conforme o site blablabra, que monitora o conteúdo do Twitter no Brasil. A média de menção diária é 1.722, e o alto volume na segunda-feira, 29 passada, se deve ao envolvimento de artistas, que possuem muitos seguidores.
Após a empolgação inicial nas telas dos computadores, os internautas passaram a tentar viabilizar uma mobilização nas ruas para pedir a saída de Sarney. Ficou na tentativa. As ações para levar o “#forasarney” às ruas foram consideradas fracassadas na própria rede. Mas há intenção em transformar novamente um protesto virtual em real ? Para a pesquisadora Liliane Dutra Brignol, professora de Jornalismo e especialista em Internet, a web permite que um determinado assunto vire pauta na sociedade e não apenas notícia.
“É uma forma de experimentar a política em outro ambiente. Não é mais passeata, não tem mais palavra de ordem, mas as pessoas estão se posicionando, dando visibilidade a temas importantes. O Sarney não está no Twitter, mas, de alguma forma, isso reflete sim nele”. Liliane ainda lembra, como temas recentes com destaque na rede, o caso do Irã, país que passou por eleição presidencial conturbada, além de Honduras, onde a informação só circulou pela Internet”. "

"PARTICIPEI EM 1992 DAQUELE MOVIMENTO DO FORA COLLOR, COISA DA QUAL TENHO ORGULHO, E QUE ACHEI NA ÉPOCA, (DEVIDO MESMO A PRÓPRIA INGENUIDADE DA JUVENTUDE) QUE AQUELE EPISÓDIO RETRATAVA A VOLTA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR EM QUESTÕES POLITICAS NO BRASIL (TAL COMO É FEITO NA ARGENTINA, POR EXEMPLO) DE FATO NÃO FOI ISSO QUE EU VI ACONTECER DEPOIS (TALVEZ COM EXCESSÃO DA ELEIÇÃO DE 2002, EM QUE EU VI DE NOVO UMA MOBILIZAÇÃO NA RUA - MAS ESSA MESMA NEM TEVE CONTINUIDADE JÁ NA SEGUNDA ELEIÇÃO DE LULA, JÁ MUITO PROVAVELMENTE DEVIDO AO ESCANDALO DO MENSALÃO QUE OCORREU DURANTE O PRIMEIRO MANADATO DO PT). ENTRE O PROCESSO DO IMPEACHMENT E A PRIMEIRA ELEIÇÃO DO LULA NÃO VI MAIS A POPULAÇÃO BRASILEIRA SE ENVOLVER DE FATO COM ALGUMA QUESTÃO POLITICA. E NEM DEPOIS DA ELEIÇAÕ DE LULA VI MOVIMENTAÇÕES POPULARES NA RUA.


QUANDO EU OLHO A SITUAÇÃO DE HOJE E VEJO NA MESMA TRINHEIRA SARNEY, COLLOR, RENAN CALHEIROS E LULA, FICO PREOCUPADO. PREOCUPADO COM A PRÓPRIA MATURIDADE POLITICCA DO PAÍS, PORQUE ME LEMBRO DA ELEIÇÃO DE DE 1989, E ME LEMBRO QUE ERAM TODOS ADVERSÁRIOS UNS DOS OUTROS, LEMBRO-ME DE COMO TANTO LULA QUANTO COLLOR BATERAM FORTEMENTE NO GOVERNO E NA PESSOA DO SARNEY DURANTE A CAMPANHA, E O QUANTO SE ACUSARAM ENTRE SI, QUANDO MUDA-SE A CONFIGURAÇÃO DO PODER NO BRASIL E O PT ALCANÇA O GOVERNO, VENDENDOAQUELA ILUSÃO DE SER UM PARTIDO COM MÉTODOS E PRIORIDADES DIFERENTES (QUE ILUDIU INCLUSIVE A MIM), E AÍ O QUE SE VÊ SÃO ELES TODOS JUNTOS E DEFENDENDO POSTURAS INDEFENSÁVEIS DO EX PRESIDENTE, FORJADO COMO CACIQUE AINDA NA REPUBLICA VELHA, E O PT BASEANDO SEU GOVERNO NO MESMO FISIOLOGISMO EM QUE SE BASEOU OS GOVERNOS SARNEY, COLLOR E FERNANDO HENRIQUE, E QUE PODE SER COMPROVADO PELO PESO DA PARTICIPAÇÃO DO PMDB (UM PARTIDO SEM PROJETO, TOTALMENTE ESFACELADO E FORJADO SOMENTE EM INTERESSES REGIONAIS) NA BASE DE APOIO DESSES GOVERNOS.

A ESPERANÇA QUE TENHO É QUE VEJO HOJE UMA OUTRA FORMA DE MOBILIZAÇÃO, AS DISCUSSÕES QUE EXISTEM HOJE, ATRAVÉS DA INTERNET, ATRAVÉS DE SITE DE RELACIONAMENTO, BLOGS, PELO TWITTER E PELO ENCAMINHAMENTO DE E-MAILS (NÃO SPAMS MAS PELO ENCAMINHAMENTO DE MENSAGENS INFORMATIVAS ENTRE PESSOAS QUE SE CONHECEM, E CUJA REPUTAÇÃO É RESPEITADA PELOS RECEPTORES DAS MENSAGENS). NESSE PROCESSO VEJO UMA NOVA JUVENTUDE QUE SE INFORMA E DIVULGA SUAS OPINIÕES, CRIANDO UMA REDE QUE ACABA PO INFLUENCIAR A OPINIÃO PÚBLICA COMO UM TODO, DE UMA FORMA ATÉ MAIS COMPETENTE QUE AQUELA MOBILIZAÇÃO DE 1992.

O MUNDO HOJE É OUTRO E ESSE TIPO DE COMUNICAÇÃO E INFLUÊNCIA JÁ MOSTROU SUA FORÇA, TEMOS COMO EXEMPLOS A CRIAÇÃO DE TODA A REPUTAÇÃO DO PRESIDENTE OBAMA, QUE FOI FEITA DURANTE A CAMPANHA NA PRÉ-CANDIDATURA, E DEPOIS DA CANDITATURA, SENDO BASEADA PRINCIPALMENTE NESSE CONTATO ENTRE OS ELEITORES, E NA DIVULGAÇÃO REALIZADA POR PESSOAS COMUNS, SEM A DEPENDENCIA DA INDUSTRIA DA MÍDIA, OUTRO EXEMPLO FOI A ÚLTIMA ELEIÇÃO AQUI EM BELO HORIZONTE, ONDE O CANDITATO QUE LIDEROU O PRIMEIRO TURNO TEVE SUA REPUTAÇÃO COMPLETAMENTE DESTRUÍDA NUMA CAMPANHA QUE SE DEU PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DO ENCAMINHAMENTO DE E-MAILS QUE QUESTIONAVAM ALGUMAS POSTURAS, ATITUDES E A IMAGEM DESSE CANDIDATO QUE ACABOU TENDO MENOS VOTOS NO SEGUNDO TURNO QUE NO PRIMEIRO.

VEJO HOJE SARNEY, COLLOR RENAN E ATÉ MESMO LULA IGNORANDO O SENTIMENTO DO PÚBLICO NESSA CRISE DO SENADO, MAS VEJO TAMBÉM A SOCIEDADE REAGINDO, DISCUTINDO E DIVULGANDO AS SITUAÇÕES E POSTURAS DE CADA UM, E CREIO EM DUAS COISAS, PRIMEIRO QUE AS URNAS ACABARÃO POR PUNÍ-LOS, MESMO QUE OS PARES NÃO O FAÇAM. E ANTES MESMO DISSO, QUE OS PRÓPRIOS PARES SE SINTAM AMEAÇADOS DE NÃO PUNÍ-LOS TEMENDO A REAÇÃO DAS URNAS."

EDMUNDO FONTELA EMEDIATO GRIECO

Meu pensamento, sobre essa questão está bem explicitado, e quero dizer aqui, que o resultado da sessão hoje no conselho de ética do senado, não me surpreendeu, mas me chateou um pouco, a desconexão existente entre o povo brasileiro e os seus representantes eleitos é bastante triste.

Mas não foi de tudo triste esse dia. O anúncio da senadora Marina Silva, que saiu do PT, deve migrar para o PV e ser candidata a presidente, numa novidade realmente interessante para o país e para as eleições do ano que vem, e já me comprometo em votar com ela nesse momento. A discussão na época da eleição será muito mais interessante, e surge um nome e um outro lado, diferente desses dois que foram governantes nesses quatro últimos mandatos presidenciais.

Outra coisa importante para mim, foi a declaração do senador Flávio Arns do PT do Paraná, onde ele exaltou o senador pelo Amazonas Arthur Vírgilio, como um orgulho para o seu estado e para o senado. Enquanto o seu partido, era o motivo de sua vergonha e decepção. Coloco aqui o link para o fim deste pronunciamento:

http://www.youtube.com/watch?v=PE8vxMvBsyc

Este nobre Senador que eu nem mesmo conhecia até então, mostrou que realmente há gente na politica que leva a sério o que faz. E este é outro que deve nas próximas eleições pedirá votos por outro partido.

O Pedro Simon resumiu bem o dia quando disse que foi o dia em que o PT Perdeu a Marina Silva e abraçou Collor e Sarney, através da postura do Presidente Lula e do Presidente do Partido o Berzoini. Minha esperança é como no fim de minha declaração a Veja que as urnas encerrem as carreiras das pessoas envolvidas nos desvios, e que seja a derrocada do PT do poder, e que quando alijados do poder estiverem. que retornem para sua postura o discurso que sempre tiveram, e que já me seduziu, pra quem sabe, numa futura experiência de ascenção ao poder este partido mantenha na postura e na atuação, a defesa da ética, que sempre esteve no discurso do partido, mas que quase nunca esteve presente em suas administrações.


Nenhum comentário: