domingo, janeiro 30, 2011

E agora, Brastemp?


por valkinha no ololco.com/

Que o consumidor é sempre passado para trás no Brasil, não é novidade. A novidade é ver alguém lutando pelos seus direitos.
Eu vi esse vídeo e concordo com o que ele disse. Eu sei o que é ficar sem geladeira (to sem uma há meses damn), e sei do transtorno que isso causa pra alguém que tem direito a uma geladeira e não a consegue por causa das empresas.
Eu trabalho com Direito do Consumidor (sim, sou uma pessoa normal O.o ) . Vivo puxando a orelha das empresas e mandando elas pagarem os clientes. Mas isso é quando chega a mim. Pra chegar a mim, em 99% dos casos, houve contato com a loja, com o PROCON, com a loja, com a justiça, com a loja, tentativas de conciliação, com a loja, com a fábrica, mais audiência de conciliação até chegar nas minhas mãos. Às vezes, já passou mais de ano. Algumas pessoas desistem, outras lutam pelos direitos e eu não tenho dó de canetar uma empresa quando vejo que ela desrespeitou os clientes. Um exemplo disso é a plaquinha dizendo que o estabelecimento não se responsabiliza por furtos em veículos em seu estacionamento. Chega lá na minha mesa e a empresa diz: Olha tem a plaquinha. E fala com tanta convicção, que os clientes ACREDITAM que foi uma fatalidade. Aí chega a Valkinha e caneta falando: Doutores. Súmula 130. Agora, vamos discutir quanto vocês precisam pagar para o cliente. Viu? Eu sou brava `_´. Pra quem não sabe, a súmula 130 diz que os estabelecimentos comerciais são responsáveis por furtos em veículos que estão em seu estacionamento, sendo gratuito ou não, tendo plaquinha ou não. Portanto, amiguinhos, vão à luta.
Voltando ao assunto, o que eu ouvi pessoas dizendo: Ah, o cara é rico, por que fazer isso? Compra outra e cala a boca. Ele mesmo disse uma coisa: E se for com você? E eu digo que não importa que ele seja o Eike batista ou um catador de papelão. Direito é Direito. Os dois são consumidores e precisam ser respeitados. No caso em tela, ele inclusive depositou dinheiro na conta da Brastemp e não recebeu a geladeira ainda, sequer um comunicado sobre o que iria acontecer. Isso a gente costuma chamar deestelionato, o velho 171 (Não estou dizendo que foi o caso, queridos, só que essa conduta, se proposital, pode configurar estelionato). Eu, se fosse o cara, já tinha feito um B.O. E eu sei, quando chega na delegacia, o policial vai dizer que isso é direito do Consumidor e não caso pra polícia. Oi! Deixa isso pro JUIZ decidir. Me digam, e as empresas de formatura, em que o povo paga e a empresa some? Não seria uma relação de consumo? No entanto, é comum vermos em época de final de ano, reportagens falando que foi colocada a polícia no meio e talz. Polícia não pode se negar a fazer B.O, se um policial se negar, pegue o nome dele e mande pra corregedoria.
Fugi do assunto, não? Mas foi por uma boa causa. Valkinha é cultura, genthy! Como eu disse, é um direito dele. Acham mesmo que Bill Gates, Eike Batista estariam onde estão se ficassem deixando qualquer um passar a perna neles? Tem gente que dá valor ao seu dinheiro, sendo rico ou não. Pelo cara morar num condomínio de luxo, isso não quer dizer que ele tem que ficar quieto. Pelo contrário. Não dizem por aí que a justiça só funciona com os ricos? Então que comece com eles.
Aos leitores, eu peço. Dêem valor ao seu dinheiro e não tenham vergonha de procurar a justiça e seus direitos de consumidor. Brasil só tá assim, porque o povo tem vergonha de fazer “barraco”, porque acha que ir atrás de seu Direito é ser barraqueiro. Nos EUA é diferente, porque o povo de lá briga mesmo. Acreditem, a justiça tá do lado de vocês, só precisam a procurar. A justiça não pode agir sozinha, precisa que vocês peçam ajuda.
E agora, a questão principal: E agora, Brastemp? Que vai fazer?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui em casa foram uns três meses sem máquina de lavar roupa... e o pior é que a máquina estava na garantia, e o desrespeito foi igual, a coisa só se resolveu com o envolvimento da justiça. Segue em frente Sr. Oswaldo Borelli, sua luta é a de todos nós.











Nenhum comentário: