quarta-feira, janeiro 19, 2011

Enchentes: Assim na Austrália como aqui

por Cris Dias no seu blog


Todo ano é a mesma coisa. Chove muito em algum ponto dos 3 primeiros meses do ano (ou nos três). Vidas e propriedades são perdidas. Governantes dizem que choveu mais do que o esperado. Ficamos inconformados em como somos indefesos em relação a desastres naturais. Todo mundo se junta para coletar e distribuir doações.

Enquanto mais de 600 pessoas já foram confirmadas como mortas na região serrana do RJ o estado de Queensland, na Austrália, também está sofrendo com chuvas chamadas por muitos de “a pior da história”, com prejuízos diretos estimados em R$ 1,6 bilhão.

Quantas pessoas morreram até agora? Trinta. Menos de por cento dos números no Rio.
Enquanto nossos governantes ficam dizendo que “não dá para resolver tudo do dia pra noite” ou que “não é hora de procurar culpados” os australianos prometem uma investigação para ver quem errou nos alertas para a população e no controle nas represas dos rios da região. Que, se você for só um pouco sagaz, vai se tocar que são duas coisas que as cidades brasileiras atingidas simplesmente não tinham.

É como a gente fala todo ano: tragédia em país desenvolvido sempre mata menos gente do que aqui. Não dá para jogar a culpa na natureza. E, principalmente, não dá para jogar todo ano a culpa na natureza.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Perfeito o texto e o pensamento. Muda-se governantes e partidos. Duas coisas não mudam. Donos do poder enriquecem, e governos se lixam para a coisa pública. Aposto 10 contra 1 que janeiro que vem, estaremos falando da maior chuva de todos os tempos em algum lugar do Brasil, que matará muitas pessoas, e, que se pensarmos, nada terá sido feito para evitar a tragédia. Mas novamente o povo arrecará donativos que pouco depois teremos notícia de terem boa parte sido roubados e desviados. Desde que o Brasil é Brasil que é assim...



Nenhum comentário: