quarta-feira, setembro 02, 2009

O Incrível Furo do Reginaldo Leme (e as Lamentáveis Furadas do Galvão Bueno e da Globo)

Quem como eu assistiu neste último domingo pela globo a transmissão do Grande prêmio da Bélgica, viu algumas coisas muito interessantes, para começar uma boa corrida, a Ferrari voltando a vencer depois de longo e tenebroso inverno com Kimmi Haikonen, viu a surpreendente Force India, não apenas marcando os seus primeiros pontos na Fórmula 1, mas também seu primeiro pódio, com o segundo lugar do, não menos surpreendente, Giancarlo Fisichella, viu também o Rubens Barrichello, com seu indefectível azar, ficar parado durante a largada mas fazer um bela corrida alcançando a sétima posição, diminuindo, ainda que pouco, a vantagem do líder do campeonato, o seu companheiro de equipe Jeson Button. Foi uma corrida bacana e só por isso já valia, mas além da corrida tivemos a oportunidade de ver mais. O comentarista de Fórmula 1 da Globo, já nem sei há quantos anos, fez o que é um sonho para qualquer jornalista e furou toda a imprensa mundial ao dar ali, ao vivo a informação sobre a investigação em curso sobre o acidente de Nelson Piquet Jr, no ano passado no GP de Cingapura, aquele que foi o primeiro realizado à noite. A notícia, importante para o mundo do automobilismo, na mesma proporção em que é chocante e estarrecedora, torna o feito de Leme ainda mais auspicioso, pois no métier da Fórmula, abarrotado de profissionais que trabalham com isso, as vezes, as décadas, onde todos se conhecem, todos têm as mesmas fontes, a pessoa se antecipar e divulgar antes do mundo inteiro a informação, denota não só a sua competência, sua perspicácia na busca de fontes, mas também um grande arrojo e coragem do profissional (explico isso mais tarde). Depois do fim da corrida, o alvoroço causado pela revelação do Reginaldo Leme, deve ser para ele motivo de bastante orgulho, pois a imprensa do mundo inteiro deu a informação depois, citando, todos, o responsável pelo furo, como exemplifico aí abaixo, vocês poderão conferir:

Gazzetta.it

Sport365.fr

Rallyroom.ro

Canchallena.com

Eurosport.fr

Lequipe.fr

Sports.fr

Laaficio.com

Formula.hu

Sporthirado.hu

Realmotor.it

vitalfootball.uk

Isso aí por si, já seria bacana de ver, o bom jornalista Reginaldo Leme, que conhece do assunto, realizar uma coisa grande, como esse furo.

Só é pena o Galvão Bueno e seu ego do tamanho do mundo, não ter percebido, ou ter invejado talvez, o que o seu colega tina acabado de fazer. Aliás, pena para ele porque pra nós expectadores, nada foi mais divertido do que ver o Galvão dando chilique ao vivo em rede nacional, e o problema do cara é tão grave que ele ainda conseguiu encaixar mais uma daquelas patriotadas ufanistas e chatas, que só ele sabe fazer, até nesse assunto. Lamentável (apesar de engraçado).

Mais Lastimável que a postura do Galvão Bueno Frente ao feito de Reginaldo Leme, só a postura da Globo frente a notícia... veja aí essas duas fontes:

24horasnews

Terra

Lendo essas duas notícias, enxergo que a direção da Globo, através do ponto eletrônico, optou por retirar da pauta o assunto, da forma mais rápida possível, por interesse do patrocinador das transmissões (A Renault do Brasil), que não ficaria satisfeita de ver discutido sob grande audiência dos fãs de automobilismo do Brasil, a grande merda feita pelos integrantes da equipe mantida pela matriz.

Essa atitude do meio de comunicação, para mim, é, no mínimo tão grave quanto é esse crime que teria sido cometido pelo Flávio Briattore e sua equipe.

O Saudoso Januário Carneiro fundador da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, tinha que ter feito mais escola, e aquele quadro colocado por ele no estúdio da rádio: "Aqui vendemos espaço, opinião não." Mas será que há, ou já houve alguém que seguisse, de fato, esse lema? Talvez, nem mesmo o próprio Carneirão, nem o Oswaldo Faria (coragem para dizer a bobagem), seu funcionário mais ilustre.

Mas enfim, a Reginaldo Leme os parabéns. Great Job!

(p.s.: a corruptela do lema de Oswaldo Faria foi proposital, sempre a repeti assim, o que não tira de mim a condição de fã que sempre fui dele, Deus o tenha em bom lugar)


Nenhum comentário: