quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Bar do Caixote



Para entender a existência e o sucesso do bar do caixote, é preciso mais do que uma simples visita.

É preciso não só sentir a atmosfera do lugar, mas também creio que seja importante entendê-la.

O bar do caixote existe desde 1991, mas sua história começa bem antes disso.

Em meados da déicada de oitenta, essa região aqui onde eu moro (alto dos pinheiros ou João pinheiro - como preferir) era uma região ainda considerada muito afastada da cidade, ainda pouco povoada e sem muitas opções de comércio. Para se ter uma idéia, nessa época mais ou menos um taxista para te trazer do centro até aqui, cobraria uma taxa de retorno.

Mas se nessa época ainda não existia o bar do caixote, porque é que eu estou falando disso? É porque não tinha o bar do caixote mas tinha um sacolão... e é aí que a história toda começa.

Sendo a região toda ainda bem pouco atendida por comércios e tendo aquele sacolão ali naquela esquina, era lá que boa parte dos moradores (digo quase todo mundo) fazia suas compras de frutas verduras e legumes, e aproveitavam o açougue em frente e já compravam a carne da semana também. E isso tudo acontecia para quase todos, normalmente aos sábados pela manhã. Naquela época, carros eram para a grande maioria um sonho ainda muito, muito distante então as pessoas iam a pé. Normalmente em casais. As esposas escolhiam as compras, os maridos pagavam e carregavam as sacolas e era assim.

Nesse cenário surge um rapaz com uma boa idéia, vender churrasquinho e cerveja, para os maridos, enquanto as esposas faziam as compras lá no sacolão.

Brilhante idéia. Chegou lá com uma chapa e um isopor e sucesso instantâneo, logo as pessoas para se acomodar começaram a pegar "emprestado" os caixotes vazios usados pelo sacolão para transportar seus produtos e neles se sentavam.

Estava aí pronto, o Proto-bar-do-caixote.

Depois disso e já tendo juntado uma grana, foi construída ali próximo a sede do bar do caixote, num lugar onde era para ser pavimentado mais um quarteirão da rua que desce desde o anel rodoviário até aquele ponto. Ainda hoje tem um poste lá no meio do boteco. Essa invasão já foi objeto de uma querela judicial mas me parece hoje já resolvida.

Hoje o bar ainda tem uma estrutura meio mambembe, e que deve ser melhorada, especialmente falando dos banheiros, mas a cerveja é sempre gelada, os espetinhos são todos fantásticos e tem ainda os caldos (os quais, nas segundas feiras, todo cliente ganha um).

Vale demais conhecer e já é um clássico de Belo Horizonte. Mas é um boteco, e não se deve ir lá esperando por refinamento,
Bom para: Ir com amigos, Happy hour, Cerveja, Gastar pouco

Outras Avaliações:


Nenhum comentário: