segunda-feira, dezembro 21, 2009

Replicar e Treplicar

A long, long time ago, in a galaxy far, far away...

Este blog foi iniciado, e no princípio, apenas textos originalmente escrito para ele eram postados. Fossem meus, dos administradores convidados, ou das pessoas que escrevem para o blogdoed@gmai.com, depois de um tempo, comecei a buscar textos desses  colaboradores em suas próprias páginas. Mais a frente comecei a colocar textos que encontrava pela rede e que julgava interessante  para este espaço.

Esse processo foi se estabelecendo e se enraizando, até que eu passei um tempo distante desse espaço, e minhas leituras foram se acumulando até que ontem, num esforço para colocar as coisas em dia, publiquei, publiquei e publiquei coisas que não eram minhas...

Julguei agora que cabia uma explicação, sobre o que levou às mudanças de procedimento nas decisões de publicação aqui.

Não é como muitos poderão pensar, que seja preguiça de gerar conteúdos, que me faz utilkizar conteúdos outros para este blog (e não é mesmo, porque, creiam, dá muito trabalho, procurar e peneirar esses conteúdos e publicá-los aqui com a devida citação e linkagem). A mudança é de entendimento da rede, desse espaço e do mundo virtual. Eu continuo e quero continuar sempre, gerando conteúdo, na medida em que o tempo me permita, e as idéias surjam e sejam postas em prática. Mas o poder concedido a nós internautas e blogueiros, na sociedade da informação compartilhada é, e deve ser maior do que isso.

Ao replicar um texto de outrem, seja um peródico de grande circulação, uma coluna de personagem bem posto na sociedade, ou de um blogueiro que atualiza vez por ano sua página, não estou simplesmente, me utilizando do trabalho deste para preencher o espaço do meu blog (mesmo porque não sendo meu blog uma atividade profissional, eu não teria nem mesmo que colocar nada, e nada que eu coloque me retorna em dinheiro, prêmios ou qualquer outro benefício). Quando aqui publico algo de outra pessoa, estou compartilhando com ela, o meu público (é pequeno, eu sei), a minha credibilidade, a minha reputação. Como cito e linko, dou a oportuidade, a quem me lê, de conhecer e ler o que o escritor diz. Digo a esses, que vale a pena, que concordo (pelo menos em parte), ou que discordo frotalmente, quando cito para desconstruir depois, mas que respeito, e que prezo pela discussão em alto nível.

Ao copiar textos que traduzam meu pensamento, que coincidem com meus interesses e posturas, faço reverberar na sociedade, não apenas a virtual, mas a sociedade como um todo, o mundo inteiro as crenças e atitudes com as quais me coaduno. Digo assim para os grandes geradores de conteúdo, seja jornalístico, seja entretenimento, o que é que me interessa, o que eu gosto, como eu acho que deve ser...

Replico e treplico, porque esta é apenas mais uma das formas que tenho e uso, para ajudar a fazer com que o mundo seja da forma como eu gostaria, e acho que deve ser.


Nenhum comentário: